O artista búlgaro Christo envolverá o famoso Arco do Triunfo em Paris com tecido azul reciclável em sua próxima obra. O trabalho, que será inaugurado no próximo dia 9 de abril e durará duas semanas, coincide com uma grande exposição do artista no Centro Pompidou que reúne obras realizadas em parceria com sua falecida esposa, Jeanne-Claude, durante o período em que viviam em Paris.
A ideia de envolver o grande Arco situado na Place de l'Etoile não é nova. Os primeiros esboços datam de 1962, quando o casal vivia nas proximidades do monumento, no entanto, a proposta nunca foi levada a cabo ou sequer aprofundada. Segundo o New York Times, com a mostra no Pompidou, o artista estava "ansioso para fazer algo além da exposição" e procurou dar seguimento ao antigo projeto concebido juntamente Jeanne-Claude, conseguindo as autorizações do Centro Nacional de Monumentos e do Governo da França.
- Christo inaugura sua primeira escultura ao ar livre no Reino Unido
- Instalação "Floating Piers" de Christo fará você caminhar sobre a água
Financiado inteiramente com os fundos provenientes da venda das colagens, croquis, maquetes e estudos para o projeto, a obra, intitulada L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris, Place de l’Étoile-Charles de Gaulle), não dependeu do apoio de instituições privadas ou públicas. Quando pronto, o trabalho não impedira totalmente o acesso ao monumento, mantendo os espaços do térreo e do subsolo abertos.
Jeanne-Claude e Christo são mundialmente reconhecidos por trabalhos semelhantes, onde monumentos ou edifícios inteiros são envolvidos por tecido. Entre as arquiteturas já envelopadas pela dupla estão uma muralha romana (Roma, 1973-74), a Pont Neuf (Paris, 1985), e o Reichstag, o Parlamento Alemão (Berlim, 1995). Suas obras lidam com a presença material dos edifícios, deslocando a apreensão destes pelo espectador, que vê transformado em transitório e leve aquilo que antes era sólido e permanente.
Referência: Artsy e New York Times.